Mesquitas, Festas...

Lei

Sharia é a lei religiosa do Islamismo. Os muçulmanos não separam a religião da vida pessoal, portanto, tal religião inclui todos os aspectos: políticos, sociais, econômicos e etc. A Sharia é aplicada de diferentes formas, depende da região. Há algumas aplicações da Sharia que proíbem os muçulmanos de ouvirem certas músicas, e também vetam muitos direitos femininos.

Mesquitas
As mesquitas são as construções para os muçulmanos orarem. Porém, não as mesquitas não são “específicas”, pois qualquer construção que os muçulmanos se encontrarem para orar será uma mesquita. Há muitas delas pelo mundo, desde as mais simples às mais detalhadas e esplendorosas.

Mesquita de Jerusálem

Festas
Quanto às festas e comemorações dos muçulmanos, As duas principais são o Eid-Al-Adha, que coincide com a peregrinação anual a Meca, e o Eid-al-Fith, quando se quebra o jejum do mês do Ramadã. O mês sagrado é o principal período do calendário islâmico.
Há outras comemorações muçulmanas, como o aniversário de Maomé. E os xiitas também comemoram o Eid-al-Ghadir, na qual é o aniversário da declaração de Maomé indicando Ali como seu sucessor.

Xiitas e Sunitas
Os muçulmanos estão divididos em dois grupos, os sunitas, que são a maioria, e os xiitas, a minoria. Os sunitas formam o tronco principal da religião, ligado à interpretação mais aceita da história islâmica, e reúnem cerca de 90% dos muçulmanos no mundo. A diferença em relação ao Islã xiita é a aceitação à seqüência de califas da história islâmica. Sem características comuns entre si, os muçulmanos sunitas incluem praticantes da religião em todas as partes do mundo e de todas as tendências, dos mais conservadores até os moderados e seculares.
Os xiitas surgiram como movimento político de apoio a Ali, primo de Maomé, como o herdeiro legítimo do poder no Islã após a morte do profeta, com base na suposta declaração de que ele era seu sucessor ideal.
Os xiitas foram os responsáveis pela revolução islâmica do Irã, em 1979, e eles têm muitos conflitos com o grupo sunita.

Nenhum comentário: